Kátia Teixeira e especialistas discutem a importância, desafios e estratégias para alcançar a plenitude nesta jornada, sob diferentes perspectivas
O Palácio 9 de Julho, sede da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP), recebeu, em seu Plenário Tiradentes, a palestra “Desvendando A Felicidade”, com a participação da PhD Loretta Breuning, professora emérita de Administração da Universidade Estadual da Califórnia, autora de diversos livros e fundadora do Inner Mammal Institute. O evento foi organizado pela fundadora do Instituto Quais de Mim Você Procura, a empresária, apresentadora de TV e mentora das mentoras, Kátia Teixeira.
Apresentada por Kátia Teixeira, a mesa foi composta por Stela Santiago, Cônsul Geral da República de Angola em São Paulo; Dra. Fran Muraca, empreendedora social, advogada, contabilista, mentora e apresentadora de TV; Bianca Brasil, doutora em acupuntura, fisioterapeuta, professora de medicina e filosofia oriental, psicoterapeuta e terapeuta ABA, enfermeira psiquiátrica e da Saúde da Família, CEO do Instituto Bianca Brasil; a PhD Loretta Breuning e Giulia Ostam, intérprete de Loretta.
Durante o evento, as integrantes da mesa abordaram a importância e o impacto da felicidade sob diferentes perspectivas, incluindo a saúde, a educação, a sociedade, a biologia e a neurociência, e discutiram os desafios para criar novos caminhos neurais, visando alcançar a felicidade positiva.
Em sua apresentação, a PhD Loretta Breuning explicou o papel das substâncias químicas do cérebro, como dopamina, serotonina e oxitocina, na regulação das emoções e comportamentos humanos, e como compreender o cortisol e neutralizá-lo gradativamente até alcançar a sensação de segurança e estabilidade.
De acordo com Loretta, esses neurotransmissores evoluíram a partir de mamíferos antigos e são ativados em resposta a ações que promovem a sobrevivência e o bem-estar. No entanto, eles não permanecem ativos todo o tempo e altos e baixos são naturais. A Dra. Breuning enfatizou a importância de entender como essas substâncias químicas funcionam no cérebro para que sejam encontradas maneiras saudáveis de ativá-las e alcançar a felicidade positiva.
Loretta deu exemplos práticos e pontuou que é possível construir novos caminhos neurais através da repetição e do aprendizado, permitindo assim desfrutar dessas substâncias químicas de maneiras novas e saudáveis, sem recorrer a recompensas que reforçam hábitos ruins.
A professora mencionou seu livro “Felicidade Sustentável em 14 dias”, traduzido e revisado por Bianca Brasil, apresentando um método composto por 14 atividades que, conforme estudos, promovem uma mudança na pessoa que os aplica em um período de 45 dias. Bianca Brasil complementou informando que os 14 capítulos são passos para a pessoa aplicar consistentemente, a fim de construir o novo circuito neural, a ser fortalecido com a prática contínua dessas mesmas atividades.
Kátia Teixeira destacou a importância do apoderamento da mulher e não somente do empoderamento, a relevância da sororidade, da empatia e da comunicação assertiva e não violenta. A empresária ponderou que reconhecer que não atuar de forma perfeita, plena, em todos os papéis sociais é normal, é humano, motivo pelo qual nenhuma mulher deveria, assim, sentir-se menor por não alcançar o padrão ideal exigido pela sociedade contemporânea, que ainda tem um viés machista e obsoleto.
Após a apresentação, foi aberto espaço para uma sessão de perguntas e respostas, onde convidados e palestrantes discutiram temas como a utilização de remédios e suas implicações para gerar novos circuitos neurais, novos métodos de ensino e aprendizagem que levem em conta a felicidade e saúde mental de educadores e alunos, e o impacto a longo prazo nas novas gerações que buscam a compensação instantânea e a exibição de uma vida feliz (e não realista) nas mídias sociais.
A Cônsul Geral da República de Angola em São Paulo, Stela Santiago, abordou a situação das mulheres em seu país e como elas lidam com os temas abordados na palestra. Stela falou sobre os avanços, embora ainda tímidos, na luta pela visibilidade da mulher e seus direitos em Angola.
Para encerrar a sessão de perguntas, Kátia Teixeira falou sobre a importância da empatia e contou histórias pessoais relacionadas aos temas discutidos. Destacou que o evento ocorreu graças às mulheres presentes e ao público, que estavam ali em um espírito de sororidade e aprendizagem. A empresária se emocionou ao mencionar o luto recente de sua mãe e finalizou o evento, abrindo o espaço para networking com as integrantes da mesa.
Para acompanhar as atividades e projetos futuros de Katia Teixeira, siga-a no Instagram https://instagram.com/katiateixeira.oficial e visite https://www.katiateixeira.com.br/.
Conheça e acompanhe as atividades do Instituto em https://institutoqdmvcp.com/.