Cantora relata experiências em retiro que lhe trouxe reflexões sobre o tempo e suas mudanças, refletidas na letra da canção
“Vento, limpa a minha alma/Vento, traz de volta a calma/ Vento, varre a injustiça”. Assim começa “Oração ao Vento”, nova música da cantora, compositora e atriz Julia Freitas. A faixa recebeu o arranjo do produtor musical Filipe Leitão, onde trouxe uma orquestração rica e uma harmonia guiada por um marcante piano, que conseguiu expor o talento da multiartista para canções que evocam o clima dos grandes musicais da Broadway e da Disney. O single “Oração ao Vento” chegou na sexta-feira (26), nas principais plataformas digitais, e nesta terça, 30 de julho, o ciclo se completa com o lançamento do videoclipe que a acompanha (com direção e roteiro de Fernando Biscalchin, sócio diretor da produtora Sloth Filmes). A peça audiovisual reforça o apreço de Julia por misturar música e teatralidade. A distribuição e produção ficaram por conta da Gava Music, produtora comandada por Wilson Gava.
A paulistana, nascida em 27 de abril de 1989, estudou canto na Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle e atuação pela escola Wolf Maya e Estúdio Fátima Toledo, talhando seus múltiplos talentos em direção a união muito bem-vinda que faz dela uma artista expressiva, que se torna uma extensão das próprias canções que interpreta, exemplo da nova faixa, “Oração ao Vento”, que pode ser conferida no vídeoclipe. “Quando eu compus essa música, foi mesmo uma oração, uma conversa com o vento representando um desabafo com o Mundo Divino, uma prece de transformação interna, um pedido de mudança. Na época eu tive a oportunidade de dedicar 10 dias em um lugar muito especial para mim, chamado Solo Sagrado, porém tive que lidar com o desapego de ficar esses longos dias longe do meu marido e filho. No primeiro dia meu grupo recebeu a tarefa de varrer as folhas secas das árvores caídas no chão, como uma forma de “varrer/limpar” algum sentimento ou situação de nossas vidas que não queríamos mais, chamamos essa prática em japonês de mitamamigaki (dedicação de limpeza feita com o sentimento de limpar o local como se estivesse limpando a própria alma), e na hora me veio a questão do desapego. E foi no vai e vem entre varrer as folhas e o vento espalhar que a melodia e letra começaram a surgir para mim”, explica.
Para se preparar para gravar o videoclipe de “Oração ao Vento” a cantora contou com os cuidados, confiança e colaboração da Onodera Estética da Mooca.
A impressão, ao ouvir a música, é que a cantora vai flutuar a qualquer momento, passarinhos aparecerão e cortinas se abrirão. Moana, Frozen, Pocahontas e A Bela e a Fera foram algumas das inspirações para a trilha sonora. O videoclipe contou com a direção de arte do Sérgio Lessa que confeccionou cenários em miniaturas para transmitir a ideia do roteiro entre o real X o imaginário, e colocar em cena Julia Freitas em forma de perspectiva, onde o diretor de fotografia, Bruno Nakamura (Nakamonie) conseguiu de forma muito especial.
“Eu quero que as pessoas ouçam essa música e sintam leveza e a paz que traz quando conseguimos deixar ir aquilo que há muito tempo precisamos e não conseguimos. Agradeço todo o cuidado que a AISÓ cosméticos, através da Adriana Santos, teve comigo com a escolha da melhor imagem a se passar através da minha maquiagem e cabelo, para conseguir transmitir tudo o que a canção fala”, conclui a cantora.
“Oração ao Vento” ganhou um evento de Pré lançamento imersivo que aconteceu dia 23 de julho dentro da empresa On Projeções em São Paulo onde pode celebrar e comemorar com a equipe esse novo momento da carreira da artista.
Além do amor pela música, Julia ingressou como atriz e emplacou nove peças de teatro, três webséries e publicidades. Na música, a artista já lançou as autorais “Sua Tela” (2018), “Além de Mim” (2019), “Não Vai Voltar”(2019), “Um dia” (2019), uma versão única de “Nesta Noite o Amor Chegou” (2019), do clássico Rei Leão, faixa que ganhou voz masculina do artista Gabriel Camilo, “Senha” (2020), “Tanto Faz” (2020), uma linda versão de “Novo Tempo”(2022), e seu primeiro EP autoral “Tempo”(2022) composto de cinco músicas: “Navegantes de Marés”, “Passou a Vida”, “Um dia”, “Compondo com Zeus” e “Sinta a Vida”. Todas as suas músicas estão disponíveis nas principais plataformas digitais.